ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, SÁBADO  18    CAMPO GRANDE 27º

Em Pauta

A vacina que protegerá contra o câncer de pulmão, para os 40+

Por Mário Sérgio Lorenzetto | 03/05/2024 08:00
Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Uma em cada duas pessoas terá um câncer ao longo da vida. É chocante. Mesma probabilidade de atirar uma moeda ao ar para ter cara ou coroa. Todavia, os tumores malignos não são inevitáveis. Oxford tem um projeto revolucionário. Estão desenvolvendo a primeira vacina preventiva contra o câncer de pulmão. Quase dois milhões de pessoas morrem por ano no mundo desse câncer. A injeção está sendo chamada "LungVax". O primeiro teste será feito com 600 pessoas, fumadoras ou ex-fumadoras. Enquanto escrevo este texto, 200 pessoas faleceram devido ao câncer de pulmão.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

O pré-câncer.

Aceitamos que o câncer está aí desde há muito tempo e é parte da vida. É um erro. Temos de começar a vê-lo como uma enfermidade passível de prevenção. Os oncologistas trabalham com o câncer já consolidado, mas sabemos que tarda anos ou décadas para iniciar-se. O câncer de pâncreas, por exemplo, tarda aproximadamente 15 anos para formar-se no corpo e, quando o tem, morre em seis meses. Por que não estudar esses quinze anos? Por que não tentamos entender as mudanças químicas e biológicas que transformam as células normais em cancerosas? É uma área de estudos que está vazia. Esse, geralmente, é um longo período que é chamado de pré-câncer.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Se não colocarem dinheiro, só em dez anos.

Até o momento, essa fundamental pesquisa recebeu o aporte de dois milhões de dólares. Apenas para comparar: o mesmo laboratório de Oxford, durante a pandemia de covid, recebeu um bilhão de dólares. No ritmo atual, a previsão é de as populações mundiais só receberão essa vacina dentro de dez anos. Eles também estão concorrendo com um laboratório norte-americano por uma vacina contra o câncer colorretal. As três estão recebendo parcos recursos.


Os artigos publicados com assinatura não traduzem a opinião do portal. A publicação tem como propósito estimular o debate e provocar a reflexão sobre os problemas brasileiros

Nos siga no Google Notícias